Significado de Ser Santificado

Nós vemos em várias passagens do Velho Testamento que havia ordenanças para que se santificasse tanto coisas quanto pessoas, sendo que o significado mais usual desta prática estava relacionado à sua separação para o serviço sagrado de Deus, ou seja, à sua dedicação ou consagração para tal mister.

Todavia, ensinava-se também a necessidade de purificação para a referida consagração. Assim, os principais significados da santificação se relacionam aos atos de separar e purificar, sendo que a purificação deveria ser cuidadosa e progressiva no caso de pessoas, em razão da luta constante contra o pecado.
Como não há no próprio homem o poder de vencer o pecado, subentende-se que o trabalho de santificação deve ser realizado e conduzido pelo próprio Deus. Daí Ele afirmar desde o Velho Testamento que é Ele quem santifica o seu povo (Lev 21.8; João 1.17.17).
A razão da santificação está em que Deus é santo, de modo que os que são seus também devem ser santos (Lev 11.44; 20.26; I Pe 1.16).

O meio ou instrumento da santificação do crente é a Palavra de Deus e não a observância de cerimônias e rituais religiosos externos porque estes não têm o poder de purificar e transformar nossas mentes e corações. A causa de tal instrumentalidade da Palavra está relacionada ao fato da nossa necessidade de transformação moral e espiritual segundo o caráter do próprio Cristo, e a verdade relativa a este caráter está contida na revelação escrita inspirada pelo próprio Deus, ou seja, na Bíblia.
O campo da santificação é o homem total, a saber, do seu espírito, alma e corpo (I Tes 5.23)

Há falsos ou equivocados pastores e mestres na Igreja de Cristo que ensinam erroneamente contra o testemunho abundante das Escrituras relativo à necessidade de santificação de todos os crentes, sob a alegação de que somente Deus é santo, e que portanto, falar de tal necessidade de santificação dos crentes é coisa de fanáticos e presunçosos.

Podemos ver quanto isto é perigoso para as almas debaixo de tal ensino errôneo, pelos vários textos bíblicos que apresentamos a seguir, relativos à santificação, destacando em cada versículo a palavra encontrada no texto original grego do Novo Testamento.
Leia-os e tire as suas próprias conclusões quanto a quem devemos realmente ouvir, se a eles ou a Deus, através da Sua revelação escrita!

1 – Hagiosune – santidade, propriedade de ser santo

2 Coríntios 7.1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação (hagiosune) no temor de Deus.

I Tessalonicenses 3.13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade (hagiosune) diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

2 – (Hagiasmos) – santificação, processo de purificação, de separação do mal

Romanos 6.19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação (Hagiasmos).

Romanos 6.22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação (Hagiasmos), e por fim a vida eterna.

I Coríntios 1.30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação (Hagiasmos), e redenção;

I Tessalonicenses 4.3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação (Hagiasmos); que vos abstenhais da fornicação;

I Tessalonicenses 4.4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação (Hagiasmos) e honra;

I Tessalonicenses 4.7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação (Hagiasmos).

II Tessalonicenses 2.13 Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação (Hagiasmos) do Espírito, e fé da verdade;

I Timóteo 2.15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação (Hagiasmos).

Hebreus 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação (Hagiasmos), sem a qual ninguém verá o Senhor;
(Nota: a santificação, seja ela de qual grau for, pequeno ou grande, contínuo ou intermitente, é algo que sempre acompanha a justificação e a regeneração, de modo que se há ausência total deste processo divino na vida de uma pessoa, ela não pode afirmar com certeza que está segura da sua salvação. Assim, a perseverança em santificação é a melhor evidência da nossa salvação (II Pe 1.10,11).

I Pedro 1.2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação (Hagiasmos) do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

3 – Hagiazô – ser santificado, purificado, separado, consagrado

Mateus 6.9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado (Hagiazô) seja o teu nome;

João 17.17 Santifica-os (Hagiazô) na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17.19 E por eles me santifico (Hagiazô) a mim mesmo, para que também eles sejam santificados (Hagiazô) na verdade.

Atos 20.32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados (Hagiazô).

Atos 26.18 Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados (Hagiazô) pela fé em mim.

I Coríntios 1.2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados (Hagiazô) em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

I Corintios 6.11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados (Hagiazô), mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

I Coríntios 7.14 Porque o marido descrente é santificado (Hagiazô) pela mulher; e a mulher descrente é santificada (Hagiazô) pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

Efésios 5.26 Para a santificar (Hagiazô), purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

I Tessalonicenses 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique (Hagiazô) em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

I Timóteo 4.5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada (Hagiazô).

II Timóteo 2.21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado (Hagiazô) e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

Hebreus 2.11 Porque, assim o que santifica (Hagiazô), como os que são santificados (Hagiazô), são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,

Hebreus 10.10 Na qual vontade temos sido santificados (Hagiazô) pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.

Hebreus 10.14 Porque com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que são santificados (Hagiazô).

Hebreus 10.29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado (Hagiazô), e fizer agravo ao Espírito da graça?

Hebreus 13.12 E por isso também Jesus, para santificar (Hagiazô) o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.

I Pedro 3.1515 Antes, santificai (Hagiazô) ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

Judas 1.1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados (Hagiazô) em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:

Apocalipse 22.11 Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado (Hagiazô) ainda.

Comentários

comentarios

Book your tickets